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Uma das grandes reclamações que ouvimos dos professores com presença online é que o site deles fica lá, parado, com poucas visitas. Sim, os eventos e as páginas da agenda das aulas recebem sua parcela de acessos. Mas como você torna seu site mais interativo? Como você aprimora o compartilhamento dos tipos de informações que aumentam o envolvimento com os alunos e os ajudam a atingir seus objetivos e os de comunicação da escola?

Duas palavras: landing pages.

As landing pages são páginas do site que capturam informações de um visitante usando mensagens estratégicas e direcionadas para um formulário de inscrição. Usadas amplamente no marketing para diversas estratégias de venda, desde simplesmente pegar seu endereço de e-mail ou assinar um boletim informativo, registrar-se em um webinar ou assistir a uma demonstração, as landing pages são ótimas estratégias para aproximar os visitantes do site com a sua escola ou curso.

Como parte do site da escola, as landing pages podem e devem fazer parte da estratégia de comunicação on-line da sua escola ou curso, pois podem te ajudar a promover eventos, reunir informações, criar matrículas além de muitas outras possibilidades.

Seu site é muito mais que um diretório
Na época, as escolas usavam seus sites apenas como um lugar para listar coisas importantes. Diretórios de funcionários, calendário de eventos, horários das aulas. Muitos dos sistemas populares de gerenciamento de conteúdo escolar têm módulos integrados ao seu CMS, para que esses tipos de hubs de conteúdo possam ser gerenciados e atualizados com facilidade.

Embora essas informações continuem sendo um componente essencial para o que um site escolar deveria fornecer, é importante que os comunicadores das escolas, ou cursos, aproveitem a maneira como as pessoas preferem interagir com um site e tornar ele mais intuitivo. Mesmo um site escolar quase perfeitamente projetado e com a melhor navegação pode se beneficiar das mensagens focadas em conversões e das ações que as landing pages podem proporcionar.

As landing pages incentivam a ação
Você pode querer que os visitantes do seu site se inscrevam em um evento, uma inauguração de escola, obter ingressos para uma palestra ou até mesmo um curso disponibilizado online. Você está basicamente oferecendo algo a eles, e a maneira como eles vão conseguir isso é incluindo um formulário para eles preencherem na sua landing pages. Parece uma troca justa, não é mesmo?

Converter alguém que chega em uma landing pages para a próxima etapa da cadeia de comunicações, seja ela qual for, é o objetivo de todas as landing pages. Pode ser um membro da família de um aluno em potencial que busca mais informações, um pai da escola existente se inscrevendo para uma conferência, um aluno se inscrevendo para uma excursão. As landing pages funcionam para resolver os objetivos de comunicação.

Você deseja que eles preencham um formulário – mais sobre os formulários mais tarde – e, em troca, leve-os exatamente para o que eles negociavam ou garanta que eles o receberão em breve. Por exemplo, alguém que deseja se inscrever em um evento “Aulão de pré-vestibular” precisa de uma confirmação de presença depois que preencher o formulário.

Suas landing pages devem ser personalizadas para o conteúdo que você está compartilhando com o usuário. Quando eles chegam a uma landing pages, você precisa fornecer exatamente o que eles estão procurando, e fazê-lo da maneira mais clean e rápida possível. Afinal, eles estão lá para conseguir algo e você quer facilitar isso para eles.

Como estruturar uma landing page?
Existem algumas práticas recomendadas a serem seguidas ao criar as landing pages. Antes de entrarmos nas partes principais, é importante entender como alguém irá chegar até ela.

O caminho para essa página pode vir de qualquer canal. Redes sociais, Campanha de mídia paga, SEO, um artigo de blog, uma campanha de e-mail ou de outra página do seu site. Um link de uma ou de todas esses canais tem melhor conversão quando usando um “call-to-action” ou o que é comumente chamado de CTA.

“Adicione ao carrinho”, “faça o download agora”, “cadastre-se agora”, “assista ao vídeo” – estes são exemplos de CTAs diretos. Um CTA pode ser um botão ou simplesmente um hiperlink que, quando clicado, coloca o visitante diretamente na sua landing page.

  1. Título
    Você precisa chamar a atenção deles com uma manchete clara. Como a manchete de um artigo de notícias que determinará se você deve ou não ler, o mesmo vale para o título da sua landing page. Resuma o que você está ‘oferecendo’ ou fornecendo ao usuário.
  2. Conteúdo
    Este é o corpo da sua página de destino que descreve tudo que o título não disse. Seja breve aqui também, sua intenção é converter sem cansar a leitura. Lembre-se que o visitante já chegou ate sua página, portanto sua missão agora é tentar convencer ele a preencher o formulário.
  3. Imagem
    Quando possível, inclua uma imagem que reforce o conteúdo. Uma ilustração de um ingresso para o evento, a capa do guia de estudo, uma foto do professor. As pessoas possuem uma taxa mais alta de conversão quando são apresentadas com esses visuais. Além disso, dá mais credibilidade ao que está sendo ofertado.
  4. Formulário
    É aqui “o evento principal”. Os formulários reúnem as principais informações que você procura: nome e endereço de e-mail, quando falamos do básico. Além disso, peça apenas as informações necessárias. Muitos dos formulários são longos e pedem informações demais. Lembre-se de que você terá muitas chances de obter mais dados com as comunicações de acompanhamento.

Comece analisando seu site
Talvez você não saiba tanto sobre o seu site como deveria funcionar. O primeiro lugar, antes de tudo, é ter uma conta no Google Analytics. O Google, em todas as suas formas onipresentes, pode não apenas ajudá-lo a encontrar respostas para tudo, mas também dizer coisas como a forma como as pessoas usam seu site.

Quando você cria uma landing page para atingir uma meta de comunicação específica, por exemplo, o Google Analytics permite monitorar o tráfego para essa página, de onde os visitantes vieram, o que fizeram em seguida e muito mais.

Com o Google Analytics, você pode criar e analisar relatórios que mostram as páginas mais populares ou determina quantas pessoas estão usando o site em seus smartphones, tablets ou computadores. O Google Analytics também pode ajudar a projetar seu site, pois em breve você poderá determinar coisas como as páginas mais populares. e faça parte das métricas gerais de comunicação da sua escola.

As landing pages exigem uma mudança de pensamento
É preciso algum ajuste para começar a incorporar as landing pages à sua estratégia de comunicação online. Pense nelas como outra tática para envolver sua comunidade escolar usando os métodos que a maioria de nós estamos acostumados atualmente.

O modo como procuramos informações, inscrevemos-nos e compramos coisas se condensou em um período de tempo que exige que as escolas intensifiquem a maneira como alcançam os alunos e o resto da comunidade acadêmica. Além disso, ser capaz de envolvê-los em seus smartphones também é importante.

O mundo do comércio condicionou a todos. Amazon, sites de notícias, redes sociais, sites de entretenimento, jogos – sua escola está competindo contra uma atenção cada vez menor que exige que você seja mais direto na maneira como se envolve.

As landing pages podem se tornar uma ferramenta muito útil para ajudar você a aproveitar melhor seu site e melhorar o envolvimento.

Você tem alguma idéia de como usar as páginas de destino no seu site?